sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vida aos ossos secos.

Por esses dias fui levado a refletir sobre a vida das pessoas que trabalham no lixão. Mal cheiro, sujeira e cansaço, este é o ambiente em que algumas pessoas passam seus dias. Deus me lembrou do texto de Ezequiel, em que em uma visão o Senhor fala ao profeta sobre sequidão, morte e vida.
O profeta Ezequiel foi levado ao vale de ossos secos, que representavam a casa de Israel. Ali se via a perda, a miséria e a morte, um pouco além no texto, a visão do profeta foi ampliada por Deus, que mostrou ao profeta a beleza que existia naqueles ossos, não nos ossos em si, mas no que viria a acontecer com eles. Deus pergunta ao profeta se por acaso poderiam os ossos voltar a ter vida, e o profeta com sabedoria responde a Deus: “Senhor Deus, tu o sabes.”
Como nos ossos secos, no lixão encontramos as mesmas características, vidas sem vida, ossos secos cercados de perda, miséria e morte. Assim somos lembrados ao olhar aquelas vidas no lixão, sem rumo, sem esperança, sem perspectiva. Respirando apenas por respirar, vivendo apenas por viver.
A vida em si não oferece nada àquelas pessoas, assim como aqueles ossos secos que não tinham mais esperança de vida, estavam entregues a desesperança e a morte. Mas através do que foi dito por Deus, o profeta lança palavras sobre aqueles ossos: “Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis.”
A palavra dada por Deus tem o poder de transformar, os ossos foram tomados por tendões, carne e pele assim que o profeta lançou-lhes a palavra do Senhor, mas o espírito ainda faltava, isto é, ainda não havia vida sobre os ossos, mas Deus ainda lança mais uma palavra: “Vem dos quatro cantos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam”.
Na obediência, o profeta faz exatamente o que o Senhor lhe ordenou, profetizou aos ossos a vida dada por Deus, e se cumpriu sobre os ossos o que o Senhor sonhou, tiveram novamente vida e formaram um grande exército.
Assim estão aquelas pessoas que vivem do lixo, como a nação de Israel que foi representada aos ossos secos da visão de Ezequiel. Perecendo e tendo a vida de todo exterminada, à espera da palavra de Deus, para que a o espírito sopre sobre eles e possam viver como é o sonho do Senhor.
Onde estão os profetas de Deus que serão levados a eles para profetizar vida àquelas pessoas?

Até mais e que Deus te leve a ter essa visão de esperança e amor.

2 comentários:

  1. Alô jovem Jeferson... Você está se tornado um bom escritor. Parabéns pelo texto.
    Pr Eliel EM

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus pelos dons que Ele nos presenteia!

    ResponderExcluir